Como obter e manter embaixadores na sua marca

Como obter e manter embaixadores na sua marca

Ter um negócio para chamar de seu é o sonho de muitas pessoas. Mas é preciso fidelização de clientes para que o seu negócio prospere de vento em polpa.

Por essa razão é que os embaixadores são nomes importantes que irão ajudar tanto nessa tarefa de atrair novos clientes quanto de reter clientes que já conhecem a sua marca. Embaixadores são aquelas pessoas que atuam como defensores e propagadores da sua marca nas várias esferas de comunicação. Seja através das redes sociais, seja através do velho boca a boca. São pessoas indispensáveis para o marketing da sua marca.

Além disso, se esse embaixador é uma pessoa influente e tem um grande ciclo social pode ajudar ainda mais a construir a imagem da sua marca. Com isso vem a fidelização e a retenção de clientes. Quer saber como obter e manter embaixadores na sua marca? Acompanhe este artigo até o final e descubra como.

Defina bem o seu time

Ao construirmos um negócio temos como intenção abarcar todos os públicos e ser bastante abrangentes nesse sentindo.

Apesar disso é importante que na hora de definirmos embaixadores para ajudar na fidelização de clientes tenhamos em nosso time pessoas que tenham grande influência principalmente nos meios digitais. Isso porque a presença de um negócio nos meios digitais, hoje em dia, é uma  das melhores opções para qualquer tipo de negócio.

Por isso, ter pessoas que possam ampliar o alcance natural da sua marca nas redes é essencial para atrair novos clientes, ao mesmo tempo que ajuda na hora de reter esses clientes através de estratégias de comunicação (que iremos abordar mais à frente).

Seja criterioso na seleção do seu time

Para se recrutar embaixadores de qualidade é preciso que você tenha um plano de ação que deve ser definido ainda na fase de planejamento estratégico inicial da sua empresa.

Ao pé da letra os embaixadores não são necessariamente parte do seu time, mas ajudam bastante na hora de expandir o crescimento da sua marca. Procure pessoas que estejam engajadas com a sua causa e principalmente pela sua marca, além disso é preciso procurar pessoas que tenham uma imagem positiva e cativante.

Se elas estiverem presentes ativamente em redes sociais como Twitter ou Instagram, serão de grande utilidade para as necessidades de atrair novos clientes.

Planeje e eduque seus embaixadores

Depois de encontrar os embaixadores perfeitos para divulgar e criar uma boa imagem do seu negócio, é preciso agora traçar um plano para eles.

Esse é, então o momento no qual você dirá para os seus embaixadores o que você espera deles.

O que você quer que eles façam para garantir uma fidelização de clientes ou ainda, que estratégias de retenção de clientes você espera que eles pratiquem nas redes sociais. Para isso é importante uma espécie de “educação” que vai ser essencial na hora de enriquecer o marketing da sua marca.

Além disso, claro, oferecer as devidas recompensas e preencher as expectativas de ganho de cada um desses embaixadores.

A maneira como você promoverá essa “educação” variará de acordo com o perfil de cada embaixador. Para grandes empresas uma reunião, seminário on-line; para empresas menores, um almoço descontraído de negócios.

Invista em gráficos para obter melhores resultados.

Recompensas dos embaixadores

Para que o seu plano se mantenha é necessário criar maneiras de recompensar adequadamente cada um dos seus embaixadores.

Criar campanhas ou mesmo buzz  para atrair novos clientes não é uma tarefa fácil. Por essa razão é que continuar incentivando da maneira correta e adequada cada um dos embaixadores é uma maneira de continuar fazendo o marketing correto para a sua marca.

Cabe a você, inclusive, questionar que tipos de incentivos os seus embaixadores querem receber – isso pode valer a pena depois de algum tempo, quando os resultados começarem a surgir na forma de novos clientes e de verdadeiros fãs do seu negócio.

Por isso se você quer garantir uma maior fidelização de clientes ou mesmo atrair novos clientes, é de interesse da sua empresa que você conheça mais sobre o que um embaixador pode fazer por ela.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos. Fique ligado em mais novidades e até a próxima.

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