Aprenda a fazer promoções para atrair clientes

Aprenda a fazer promoções para atrair clientes

Fazer promoções para atrair clientes e aumentar vendas é o que normalmente as empresas fazem, principalmente em ocasiões especiais ou datas comemorativas. Mas, você sabe como fazer promoções para atrair clientes de forma correta?

Em um mercado tão competitivo, as centenas ou milhares de empresas estão buscando fazer suas próprias promoções e sair da mesmice. O que fazer para estabelecer um diferencial interessante e se sobressair?

Vamos baixar os preços e pronto? Essa é a única forma de fazer promoções e conseguir alavancar as vendas que você conhece?

Existem algumas premissas para que as promoções alcancem os resultados esperados de atrair clientes e aumentar vendas. Quer conhecê-las? Vem com a gente que a Agência BG vai te listar algumas dicas.

Dicas para fazer promoções e atrair clientes

Aprenda a fazer promoções para atrair clientes

Você já tentou fazer uma promoção e só teve prejuízos? Onde foi que você errou? Errou no produto escolhido ou errou na estratégia e período?

Provavelmente você errou porque você não atentou para o primeiro item de toda promoção de sucesso, e os demais que você vai conhecer agora:

Planejamento!

Qual o objetivo de sua campanha? Atrair clientes e aumentar vendas? Mostrar um novo produto? Qual o seu objetivo? Sem planejamento gastamos o que não temos e mais do que precisamos!

Você pode, por exemplo, querer criar uma campanha para divulgar o seu restaurante e atrair novos consumidores ou apenas precisar fazer dinheiro rápido!

Muitas vezes precisamos de capital de giro e desenvolvemos campanhas promocionais com este único fim.

Se você pretende aumentar vendas, pode pensar em promover alguns produtos/serviços mais caros, para que as pessoas passem a comprar mesmo quando os preços voltarem ao normal.

Para atrair clientes novos, você pode dar um desconto naqueles produtos/serviços com maior margem de lucro, fazendo um combo com outros de menor quantidade de vendas, por exemplo!

Um planejamento bem feito, bem elaborado, pensado, garante meio caminho andado.

Saiba que o cliente possui noção de valor!

Faça promoções realistas! Se algum ingrediente de determinado prato baixou assustadoramente e isso foi público e notório, você pode acompanhar a queda do preço e fazer uma mega promoção. Acredite, seu cliente não é bobo, ele tem noção dos valores.

Mas, se nada de extraordinário ocorreu, não extrapole em descontos que vão fazer o cliente desconfiar de sua motivação! Baixar os preços sem muita coerência irá dar margem para que seu cliente pense o quanto você esta ganhando em cima do preço final e desconfiar de você.

“Será que estão usando ingredientes vencidos, próximos de vencer ou de baixíssima qualidade”? Só esta dúvida é capaz de suscitar desconfianças, para as quais não existem soluções fáceis! Um cliente desconfiado, não compra.

Nestes casos, cuidado para não exagerar no desconto e ter um efeito contrário ao que se esperava. Você pode ter clientes se perguntando porque pagaram caro em um produto que hoje você esta vendendo bem mais barato e não quererem mais saber de você.

Estipule prazos para as campanhas promocionais!

Sua campanha pode ser bem rápida, com poucos minutos ou horas, ou durar alguns dias, ou ainda acontecer em dias específicos.

O que ela não pode, com exceção dos dias específicos, é se eternizar, pois o cliente logo vai notar que não existe promoção alguma e você terá prejuízos em sua reputação!

E nunca, NUNCA!, aumente o preço dias antes da campanha para depois inventar uma campanha ou desconto promocional. Hoje em dia essa técnica, muito utilizada por algumas empresas em época de black friday, é pega por aplicativos e serviços que verificam o seu preço meses antes e o preço de agora. Além de ser propaganda enganosa com seus clientes, você terá clientes insatisfeitos com a sua conduta. Realize promoções e campanhas reais!

Cative sua clientela!

Ofereça serviços personalizados! Crie programas de fidelidade e premie seus clientes mais assíduos e com maiores volumes de compras!

Ofereça para comemorar o aniversário destes clientes, um extra de seus produtos/serviços favoritos, por exemplo! São pequenos gestos, mas com grandes resultados!

Sabe um segredo MUITO eficiente? Conheça e identifique seus clientes. Sempre vai ter um cliente que vai voltar na sua loja nos mesmos dias da semana, mesma hora, e sempre pede ou compra a mesma coisa. Quebre a formalidade e se antecipe ao pedido, pergunte se ele deseja aquele cafe duplo expresso, com 4 gotas de adoçante, com um biscoito amanteigado para acompanhar (Isso é um exemplo. Você irá criar um vínculo com seu cliente no qual ele irá se sentir acolhido e reparar que você notou ele e se importa com ele). Uma técnica bem legal também e bastante utilizada por aplicativos de transporte é chamar seus clientes pelo nome. Esqueça os termos “amigo”, “chefe”, “patrão”, chame seu cliente pelo nome e lembre-se do nome dele quando ele voltar, isso é uma forma de mostrar que você se importou e lembra dele.

Divulgue seu negócio!

Quem não é visto não é lembrado! Estabeleça campanhas para atrair clientes e aumentar vendas utilizando os canais mais adequados para divulgar o seu negócio!

Seus leads poderão ter acesso às suas campanhas através da divulgação em redes sociais, e-mails marketing ou através da utilização de plataformas de clube de descontos.

Faça campanhas nas redes sociais, desenvolva um bom site, use boas técnicas de SEO, aplique técnicas de como crescer sua empresa. As redes sociais podem trazer um bom resultado de marketing digital para divulgar o seu negócio. Aqui na Agência BG realizamos estratégias de captação e fidelização de clientes para todos nossos parceiros, se quiser saber mais, fale com a gente!

Essa captação e fidelização de novos clientes são realizadas através de estratégias variadas. Dê uma olhada em nossas matérias que você irá saber como fidelizar seus clientes e como manter embaixadores da sua marca.

Vale a pena investir em marketing digital?

“Se eu tivesse um único dólar investiria em propaganda” – Henry Ford

Se um mercado com mais de 100 milhões de pessoas, só no Brasil, for um mercado que você considere atraente, com certeza vale a pena!

A citação que usamos acima do Henry Ford, um dos maiores nomes da industria automobilista, é prova de que investir na divulgação é a chave do negócio. Na época não existia marketing digital para investir e nem tanta concorrência como hoje em dia.

Investir em marketing digital hoje em dia é super importante para não ser ultrapassado pela concorrência. Hoje somos bombardeados por propagandas a todo momento, seja vendo vídeo no Youtube, abrindo nossos e-mails ou lendo matérias em sites de noticias. Se seu concorrente investe nisso, o nome dele fica na cabeça dos seus clientes de forma inconsciente, e na hora dele pensar em qual empresa comprar aquele produto, tenha certeza que será a que a mente dele se lembrar primeiro.

Você precisa ser encontrado no mundo virtual! E isso só é possível através de estratégias de marketing digital!

Para finalizar, atrair clientes e aumentar vendas através de promoções pode ser uma boa estratégia de marketing para o seu negócio! Então, o que você está esperando? Precisa de ajuda? Me procura! Tentarei lhe ajudar a escolher as melhores estratégias para você para o e seu negócio!

E aí, gostou das nossas dicas? Você usa alguma delas na sua empresa? Tem alguma dica para dar para nossos amigos? Comente aí embaixo e não deixe de marcar aquele amigo que esta pensando em fazer promoção na empresa dele e não sabe como.

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